segunda-feira, 15 de maio de 2017

Maracujá é tudo de bom!

Um dos meus alimentos favoritos é o Maracujá, esta fruta tem vários benefícios, ela ajuda a diminuir a ansiedade e melhora a qualidade do sono. 
Nos períodos em que eu estou muito estressada e tenho dificuldade para dormir, eu costumo fazer um suco de maracujá natural ou de polpa à noite ou um chá. O bom é que o efeito é imediato, você não precisar tomar vários dias para ter o efeito. Também contém vitamina C e antioxidantes. 

Encontrei estudos que demonstraram que o Maracujá também auxilia na diminuição dos vícios, como drogas, álcool e cigarro. Fantástico, não?

Bons sonhos! 

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Chá de Cavalinha para Inchaço

O chá de cavalinha é indicado em situações de edema e inchaço. Ele atua como diurético e diminui a retenção de líquido. É ótimo para ser utilizado na TPM e também nas dietas de emagrecimento. 

Importante: não deve ser utilizado em pacientes com doenças renais ou cardíacas.

Modo de Preparo: 1 colher de sopa de cavalinha em 150ml de água. Ferver a água e adicionar a colher de sopa de cavalinha. Esperar 3 a 5 minutos e beber.

Modo de Uso: 1 xícara de chá, 2 a 4 vezes ao dia.  ´

Consulta: RDC 10, 10 de março de 2010.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Chás para a Ansiedade

Os chás indicados para a ansiedade são:

Marcela
Laranja Amarga
Capim Limão
Erva Cidreira
Camomila
Maracujá
Melissa (o chá de melissa não pode ser utilizado em pessoas com problema na tiróide)

Por serem calmantes leves, estes chás podem provocar sonolência. Sugiro utilizá-los nos períodos e horários de maior ansiedade, 1 a 2 vezes ao dia. Você também pode misturá-los e consumí-los gelados. Eles tem efeito imediato. 

Modo de preparo:
1. Ferver a água
2. Colocar a água fervida em um recipiente ou em uma xícara com o chá (folhas ou saquinho)
3. Tampar e deixar por 5 a 10 minutos
4. As folhas ou saquinhos poderão ser retirados.
5. O chá está pronto para beber

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Chá de Alecrim

Propriedades do chá de alecrim:

Auxilia no processo de destoxificação
Bactericida
Anti-fúngico
Antinflamatório
Anti-séptico
Cicatrizante
Má digestão
Flatulência

Utilizar 1 a 2 xícaras de chá por dia.
O uso crônico em doses excessivas pode causar irritação renal ou gastrointestinal. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Receitas de água aromatizada

Conforme prometido no post anterior seguem duas receitinhas de água aromatizada!!!

1. Água aromatizada de limão siciliano, erva doce, mirtilo e hortelã.

Ingredientes: 1 limão siciliano cortado em rodelas + 1 talo de erva doce + 1/2 xícara de mirtilo fresco + folhinhas de hortelã + 1 litro de água.

Modo de preparo: Em uma jarra coloque a água e os demais ingredientes. Deixe na geladeira e consuma em até 24 horas.

2. Água aromatizada de laranja, canela e gengibre.

Ingredientes: 1 laranja cortada em rodelas + 1 canela em pau + lascas de gengibre.

Modo de preparo: Em uma jarra coloque a água e os demais ingredientes. Deixe na geladeira e consuma em até 24 horas.


segunda-feira, 13 de março de 2017

Fast foods aumentam o risco de asma, rinoconjuntivite e eczema em crianças e adolescentes?



Um estudo avaliou o impacto de alguns alimentos na asma, rinoconjuntivite e eczema. Os resultados deste estudo mostraram que o consumo de frutas (maior ou igual a 3x na semana) tem um efeito protetor contra estas doenças. 

Este estudo também concluiu que crianças e adolescentes que consomem fast food 3x ou mais na semana tem um risco aumentado de asma grave, eczema grave e rinoconjuntivite grave.  

Estas dados são importantes, pois eles comprovam a influência da alimentação nas doenças e alergias.  Estas doenças tem um impacto muito negativo na qualidade de vida e na convivência com a sociedade da criança/adolescente, por isso é muito importante o cuidado com a alimentação desde a concepção dos filhos. Dar exemplo e passar os bons hábitos para as próximas gerações é fundamental para a saúde.  

Consulta: ELLWOOD,P.; ASHER, M.I.; GARCíA-MARCOS, L. et al. Do fast foods cause asthma, rhinoconjunctivitis and eczema? Global findings from the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) Phase Three. Thorax; 2013. 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Água - essencial para a vida!

VOCÊ JÁ TOMOU ÁGUA HOJE? ELA É REALMENTE IMPORTANTE?

Um boa hidratação garante uma adequada nutrição. O sangue é responsável por distribuir os nutrientes pelo corpo para serem utilizados, e 83% de sua composição é água.

Além disso...
- É responsável pela manutenção da temperatura corporal.
- Auxilia no bom funcionamento intestinal se associada a uma alimentação saudável com adequada ingestão de fibras.
- Favorece absorção de nutrientes necessários ao equilíbrio da pele garantindo saúde e hidratação da mesma.
- Participa do processo de lipólise (quebra de gordura corporal), que posteriormente será usada como fonte de energia contribuindo de forma indireta para o processo de emagrecimento.
- É fundamental no processo de produção de energia colaborando de forma efetiva para homeostase corporal (equilíbrio do meio interno).
- Durante o exercício ocorre uma demanda maior de oxigênio e nutrientes. Um indivíduo bem hidratado garante um transporte adequado destas substâncias até o tecido muscular.

ESTÁ CONVENCIDO (A)?

A ÁGUA É ESSENCIAL PARA A VIDA! HIDRATE-SE AO LONGO DO DIA!

Dica da nutri: uma ótima estratégia para quem tem dificuldade em beber água são as águas aromatizadas. No próximo post darei duas receitas saborosas e bem fáceis de fazer.