terça-feira, 5 de setembro de 2017

Alimentos que devem ser evitados na gestação


Existem alguns alimentos que são tóxicos para o bebê e por isso devem ser evitados. Confira:

- Evite o açúcar refinado e não utilize adoçantes a base de aspartames, ciclamato e sacarina, sucralose. Prefira o açúcar de coco, mel, açúcar mascavo, xarope de agave e stevia.

- O glutamato monossódico pode causar pré-eclâmpsia. Ele está presente nos alimentos processados, nem sempre é possível encontra-lo na composição. Evite embutidos, caldos prontos, salgadinhos.

- Refrigerantes (inclusive diet e light)

- Durante a gestação e lactação, é importante evitar bebidas que contenham cafeína, como café, refrigerante (à base de cola e guaraná), chá preto, chá mate e chocolate. Essa substância pode atravessar a barreira placentária e causar alteração da frequência cardíaca, respiração fetal e alterar o comportamento neurológico. Os cafés descafeinados, além de conter estimulantes, também podem conter produtos químicos utilizados para remover a cafeína que são tóxicos. Existem no mercado cafés que são descafeinados com água, prefira estes, em pequenas quantidades.

- Canela, linhaça (no 1º trimestre), álcool, cigarro.

- Chás em geral (os permitidos são camomila e erva-doce).

Peixes e frutos do mar na gestação
O mercúrio é um metal pesado que pode ser encontrado nos peixes e é prejudicial para a nossa saúde. Ele pode afetar a atenção, linguagem e memória da criança.

Evite os peixes que contém teor alto de mercúrio como atum, arenque, cação, peixe espada, cavala, tubarão. Os peixes e frutos do mar que podem ser consumidos são: camarão, truta, salmão, atum em lata, haddock, sardinha, pescada, merluza, linguado, abadejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário