segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como fazer a introdução alimentar?

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Sabemos que em muitos casos isso não é possível. 
A introdução de alimentos começa a partir dos 6 meses (em alguns casos também pode começar antes). Eu tive que começar a introdução alimentar do meu filho com 5 meses e meio, pois ele estava com refluxo e não estava acompanhando a curva. Fiquei muito insegura no início da introdução alimentar e conversei com colegas e amigas para pegar dicas e trocar experiências. 
Decidi por fazer a introdução alimentar participativa, apresentava os alimentos para o Lucca, deixava ele pegar, cheirar, se labusar e fazer aquela bagunça.  Tudo isso é muito importante, pois a introdução alimentar é um processo de aprendizado para você e principalmente para o seu filho/filha. Não espere que seu filho saia comendo, isso não acontece e jamais force ele a comer. A alimentação deve ser uma fonte de prazer. O meu filho só queria mamar, o primeiro mês ele não comeu quase nada. Tenha paciência, cada dia vai eles vão comendo mais. 

CONSISTÊNCIA 
Desde o início ofereci alimentos amassados, no início bem amassado e depois com alguns pedaços. Isso facilita muito o aprendizado da mastigação. Depois de um tempo, percebi que ele comia melhor as papinhas e acabei me rendendo a elas, mas somente alguns alimentos como mandioca, batata, feijão, abóbora, arroz. 

QUAIS OS PRIMEIROS ALIMENTOS?
Comecei por alimentos hipoalergênicos e mais fácil digestão. O primeiro alimento que eu ofereci foi o abacate, pois é um alimento super calórico, cheio de nutrientes e o paladar é neutro. 
Decidi fazer a introdução alimentar de forma mais lenta, é importante oferecer o novo alimento e esperar 3 dias sem oferecer um novo alimento para ver se o bebê vai ter alguma reação. 

6 AOS 7 MESES (2 refeições)
Cenoura, batata doce, pêra (ele ama), maçã, moranga/abóbora, abacate/avocado, banana, mandioquinha (batata baroa), mandioca.
A pêra e a mação podem ser cozidas e amassadas. 
Comece com duas refeições por dia:
07:00 - Leite Materno 
10:00 - 1 fruta 
13:00 - Leite Materno 
16:00 - Leite Materno 
19:00 - 1 legume
22:00 - Leite Materno 

7 AOS 8 MESES (3 refeições)
Incluir: frango, batata, arroz (bem cozido e amassado, integral e branco), beterraba, espinafre, ervilha, lentilha, mandioca, aveia (fazer um mingau com água, não é necessário adicionar nada doce, eles adoram o sabor natural da aveia), abobrinha.
06:00 - Leite Materno 
09:00 - 1 fruta 
13:00 - Frango, batata doce, ervilha 
16:00 - Leite Materno 
19:00 - Frango, espinafre, lentilha
22:00 - Leite Materno 

8 AOS 9 MESES (3 refeições)
Incluir: feijão, ovo (começar com a gema), quinoa (super nutritivo), todas as frutas. 

9 AOS 10 MESES (3 a 4 refeições)
Incluir: carne vermelha. 

IMPORTANTE
Muitas vezes necessitamos de algum auxílio para a criança se concentrar na comida, não recomendo brinquedos, celular e televisão. Ofereça algum item da cozinha como uma colher, uma tampa, potinhos. 

A partir do primeiro ano de vida a criança pode começar a comer a mesma alimentação da família (saudável, ok?). A criança não necessita de açúcar, guloseimas, biscoitos, bolachas e jamais use estes alimentos como forma de premiação. Isso é completamente errado.  A vontade de comer besteiras é nossa e não deles. 

Conforme a alimentação for avançando, você vai se sentir mais segura e o seu filho também. Identifique o momento (de 8 a 9 meses) em que ele começar a fazer a pinça com os dedos e coloque pedaços pequenos de alimentos (bem cozidos e macios) para que ele mesmo possa pegar e levar até a boca (cenoura, abóbora, moranga, banana, pera, batata). É importante que, após 9 meses, ele tenha, pelo menos, um alimento na refeição para mastigar. 

Não dê alimentos com sementes e outros que podem gerar engasgos (como os grãos inteiros). Grão de uva inteiro e amendoim são proibidos. O amendoim pode ir para o pulmão e a uva pode causar choque. 

A introdução alimentar do Lucca foi mais demorada, você como mãe é a melhor pessoa para sentir e ver a evolução do seu filho e identificar o momento certo de incluir mais alimentos e diferentes consistências. 

Um comentário: